Segunda-feira, 02 de novembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Aplicativos de emergência da Ucrânia e da Rússia são invadidos por hackers

Internacional

Aplicativos de emergência da Ucrânia e da Rússia são invadidos por hackers

Ataques provocaram o envio de alertas falsos sobre ameaças químicas, aéreas e nucleares nos dois países

Aplicativos de emergência da Ucrânia e da Rússia são invadidos por hackers

Foto: Imagem gerada com auxilio de IA

Por: Metro1 no dia 02 de novembro de 2026 às 12:00

Aplicativos de emergência da Ucrânia e da Rússia foram invadidos por hackers nesta segunda-feira (2), provocando o disparo de notificações falsas sobre ataques aéreos, ameaças químicas e lançamentos de armas nucleares. Os episódios aconteceram com poucas horas de diferença e elevaram a preocupação com a segurança dos sistemas de comunicação durante a guerra entre os dois países.

As informações são da agência Reuters. Na Ucrânia, as mensagens começaram a aparecer na noite de domingo (1º) e alertavam sobre supostos ataques radiológicos e químicos, além do lançamento de um míssil russo com capacidade nuclear. A Força Aérea ucraniana confirmou a invasão e orientou a população a não acreditar nos avisos. O aplicativo foi suspenso temporariamente, mas as sirenes de alerta continuaram funcionando.

Na Rússia, o Ministério de Situações de Emergência também confirmou um ataque cibernético ao próprio aplicativo. Entre as notificações falsas, havia uma mensagem afirmando que ogivas nucleares haviam sido lançadas contra todas as regiões do país. O governo pediu que a população mantivesse a calma e acompanhasse apenas os canais oficiais enquanto equipes trabalhavam para normalizar o serviço.

As invasões ocorreram no dia seguinte ao encerramento de uma trégua de seis dias em Oleshki, na região ucraniana de Kherson, ocupada por forças russas. A pausa nos confrontos, encerrada no domingo, permitiu a realização de uma operação humanitária e a saída voluntária de moradores da cidade.

Apesar do acordo localizado, os combates continuaram em outras áreas. A tensão também envolve ataques ucranianos contra instalações de petróleo russas e bombardeios de Moscou à infraestrutura energética da Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que poderia suspender as ofensivas contra refinarias russas caso a Rússia interrompesse os ataques à rede elétrica ucraniana ou os Estados Unidos fornecessem mais mísseis de defesa Patriot.