Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Trump ordena retirada de tropas da Síria

Internacional

Trump ordena retirada de tropas da Síria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu instruções à cúpula militar da nação para que comece a planejar a saída das tropas americanas da Síria, onde o país tem cerca de 2 mil militares e lideram uma coalizão de mais de 60 nações contra o islamismo extremista na região. [Leia mais...]

Trump ordena retirada de tropas da Síria

Foto: Reprodução/Twitter

Por: Marina Hortélio no dia 04 de abril de 2018 às 21:32

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu instruções à cúpula militar da nação para que comece a planejar a saída das tropas americanas da Síria, onde o país tem cerca de 2 mil militares e lideram uma coalizão de mais de 60 nações contra o islamismo extremista na região. Segundo informações divulgadas pelo The Washington Post hoje, o chefe de estado aproveitou uma reunião com responsáveis da área de segurança que aconteceu ontem para fazer o pedido do plano de saída.

De acordo com a emissora CNN, o diretor nacional de Inteligência, Dan Coats, afirmou hoje que o presidente americano já se decidiu sobre o caso do país árabe. Trump estaria disposto a manter um reduzido contingente militar na Síria para preparar as forças de segurança locais para a proteção dos territórios libertados do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O mandatário ressaltou, porém, que o país não daria continuidade ao programa militar na nação do Oriente Médio depois da derrota dos jihadistas. \"Estamos lá [na Síria] por uma razão: encontrar o EI, acabar com o EI e voltarmos para casa\", garantiu Trump na semana passada durante um discurso em Richfield, em Ohio.

Segundo o Estradão, mais cedo, o presidente ressaltou que os gastos, de mais de US$ 7 bilhões, que os EUA têm com o Oriente Médio nos últimos anos apenas foram revertidos em \"morte e destruição\". Em comunicado, a Casa Branca informou hoje que vai consultar os aliados para tomar qualquer decisão sobre o conflito na Síria.