Internacional
Brasileiro é condenado à prisão por envolvimento com o Estado Islâmico
Dez membros de uma célula jihadista ligada ao Estado Islâmico foram condenados ontem pela Justiça da Espanha. Um brasileiro, chamado Kayke Luan Ribeiro Guimarães, está dentre os condenados. [Leia mais...]
Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Dez membros de uma célula jihadista ligada ao Estado Islâmico foram condenados ontem pela Justiça da Espanha. Um brasileiro, chamado Kayke Luan Ribeiro Guimarães, está entre os sentenciados.
O goiano e outros seis réus receberam penas de oito anos de prisão por serem considerados participantes da organização. Apenas três dos indiciados pegaram 12 anos. Segundo o G1, Kayke foi preso em 2014 ao tentar atravessar a fronteira da Bulgária com a Turquia para chegar à Síria.
Ele já era monitorado pela polícia Catalunha e foi levado de volta para a Espanha, onde ficou preso. A justiça espanhola denomina o grupo como "Fraternidade Islâmica, Grupo para a pregação do Jihad".
Ainda segundo o G1, a mãe do jovem afirma que vai recorrer da decisão e que acredita na versão do filho, que alega que apaenas passava férias na Turquia. O Itamaraty diz que acompanha o caso desde 2014 e que agentes consulares brasileiros prestaram assistência ao brasileiro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.