Internacional
Internacional
ETA pede perdão às vítimas de terrorismo
A organização foi responsável por atentados com bomba e assassinatos que deixaram 829 mortos. [Leia mais...]
Foto: Reprodução/Getty Images
Como último gesto antes do anúncio de dissolução, o grupo separatista ETA pediu perdão às vítimas pelos graves danos provocados pela luta armada pela independência do País Basco, no nordeste da Espanha. A organização foi responsável por atentados com bomba e assassinatos que deixaram 829 mortos.
Segundo o G1, associações de vítimas do terrorismo criticaram o pedido por considerá-lo insuficiente. No perdão, publicado pelo jornal basco "Gara", o ETA reconhece "o dano provocado no decorrer de sua trajetória armada", mas se limita a pedir desculpa para quem "não tinha uma participação direta no conflito, nem responsabilidade alguma".
Com quase 60 anos, o Euskadi Ta Askatasuna (País Basco e Liberdade) renunciou à luta amarda em 2011. "É bom que o grupo terrorista peça perdão às vítimas, porque as vítimas, sua memória e sua dignidade foram determinantes na derrota do ETA", ressaltou o governo do primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy.
A administração do país também firmou que "há muito tempo o ETA deveria ter pedido desculpas de forma sincera e incondicional".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.