
Internacional
Confirmada extradição de Henrique Pizzolato ao Brasil, diz PGR
Condenado na Ação Penal 470, processo do mensalão, o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, será extraditado para o Brasil na próxima quarta-feira (7). De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), a extradição foi formalmente autorizada dia 22 de setembro pelo Conselho de Estado da Itália, onde foi preso em fevereiro do ano passado, na localidade de Maranello. [Leia mais...]

Foto: Reprodução / Agência Brasil
Condenado na Ação Penal 470, processo do mensalão, o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, será extraditado para o Brasil na próxima quarta-feira (7). De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), a extradição foi formalmente autorizada dia 22 de setembro pelo Conselho de Estado da Itália, onde foi preso em fevereiro do ano passado, na localidade de Maranello.
Pizzolato foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato, mas, por ter dupla cidadania, fugiu para a Itália em setembro de 2013, antes do fim do julgamento. Segundo a Agência Brasil, o governo italiano informou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) que autorizou a Polícia Federal a fazer translado do ex-diretor de Roma para Brasília. Pizzolato cumprirá pena na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.
A defesa de Pizzolato alegava que ele deveria continuar na Itália por conta da "falta de respeito aos direitos humanos nas prisões brasileiras". Segundo os juízes que analisaram o caso, existem no Brasil todas as condições para garantir a segurança dele em um presídio.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

