Internacional
EUA falam em aliança militar e econômica com Brasil e Colômbia
Segundo o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, a eleição de Bolsonaro demonstra "um crescente compromisso regional em torno dos princípios de livre comércio e de governança aberta e transparente".
Foto: Ethan Miller/Getty Images
Os Estados Unidos têm interesse em firmar alianças com os governos do Brasil e da Colômbia para aumentar a segurança e melhorar a economia na América Latina, informou hoje (1º) o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton.
De acordo com Bolton, a avaliação é de que a eleição de Bolsonaro demonstra "um crescente compromisso regional em torno dos princípios de livre comércio e de governança aberta e transparente".
O governo colombiano sinalizou, nos últimos dias, uma aproximação com o Brasil de Bolsonaro em busca de um aumento da pressão sobre o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela.
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca também anunciou uma série de medidas contra os regimes de Venezuela, Cuba e Nicarágua.
Ainda de acordo com Bolton, o presidente americano Donald Trump assinou uma ordem executiva, uma espécie de medida provisória, para impedir os americanos negociarem com entidades ou pessoas envolvidas com a "corrupta" venda de ouro da Venezuela.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.