Internacional
Avião americano é interceptado por jato russo no Mar Negro; veja vídeo
Em nota, a Marinha, enquanto o exército russo está dentro do seu direito de exercer no espaço aéreo internacional, a iniciativa de interceptar o avião americano foi 'irresponsável'
Foto: U.S. Army
Um avião americano foi interceptado por um jato da Rússia no espaço aéreo internacional do Mar Negro na manhã de hoje (5). Em vídeo divulgado pela Força Aérea americana, a aeronave russa, modelo SU-27, é vista fazendo uma manobra considerada arriscada, que chegou a colocar em risco pilotos e tripulação, segundo comunicado do exército dos EUA.
Em nota, a Marinha, enquanto o exército russo está dentro do seu direito de exercer no espaço aéreo internacional, a iniciativa de interceptar o avião americano foi "irresponsável".
"Esperamos que eles cumpram as normas internacionais para garantir a segurança e evitar incidentes, incluindo o Acordo de 1972 para a Prevenção de Incidentes no Mar e em Alto Mar (INCSEA). Ações inseguras aumentam o risco de erro de cálculo e potencial para colisões no ar", declarou.
Também por meio de comunicado, o Ministério da Defesa da Rússia declarou que não houve tentativa de interceptar o avião e que a inteligência russa identificou a aeronave, realizou a escolta e "respeitou todas as medidas de segurança".
#BREAKING: U.S. EP-3 intercepted in the #BlackSea by Russian SU-27 putting at risk pilots and crew. #USNavy aircraft was operating in accordance with international law and did not provoke this Russian activity. — https://t.co/7xWaf3vmgc pic.twitter.com/eFhQGutZhr
— U.S. Navy (@USNavy) 5 de novembro de 2018
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.