
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Em encontro com Macron, Bolsonaro sinaliza que Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris
Internacional
Em encontro com Macron, Bolsonaro sinaliza que Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris
Posição do mandatário brasileiro reforça o compromisso firmado pelos Brics ontem (28) mais cedo

Foto: TV Globo
O presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, se encontraram durante 20 minutos durante o G20, em Osaka, no Japão.
Na conversa, Bolsonaro sinalizou a Macron que o Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris e declarou esperar o apoio da França para o acordo de livre comércio da União Europeia com o Mercosul. A posição do mandatário brasileiro reforça o compromisso firmado pelos Brics ontem (28) mais cedo.
"Continuamos comprometidos com a plena implementação do Acordo de Paris, adotado sob os princípios da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a mudança climática (UNFCCC), inclusive os princípios das responsabilidades comuns porém diferenciadas e respectivas capacidades , à luz de diferentes circunstâncias nacionais", afirma o texto.
No encontro, eles ainda discutiram temas como União Europeia e Mercosul, meio ambiente, relações na fronteira Brasil-Guiana Francesa e aproximação na área de defesa. Bolsonaro também convidou o presidente francês para visitar a Amazônia.
Na quinta-feira (27), Macron havia dito que não assinaria nenhum acordo comercial com o Brasil, se o presidente Jair Bolsonaro se retirasse do acordo climático de Paris, ameaçando colocar um entrave nos trabalhos das negociações comerciais UE-Mercosul.
O encontro entre Bolsonaro e Macron havia sido cancelado por falta de tempo, de acordo com a assessoria do Itamaraty, mas foi arranjado um espaço no intervalo da plenária.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.