Internacional
Vaticano informa que primeira fumaça do conclave deve aparecer às 14h desta quarta-feira

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Narcotraficante ‘El Chapo’ é condenado à prisão perpétua pela Justiça dos EUA
O líder do Cartel de Sinaloa já havia escapado duas vezes de prisões mexicanas
Foto: Reprodução/ TV Globo
O narcotraficante mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán, líder do cartel de Sinaloa, foi condenado nesta quarta (17) pela Justiça Federal dos Estados Unidos à prisão perpétua, mais 30 anos de prisão por violência com armas e 20 por lavagem de dinheiro. Após fugir duas vezes de prisões do México, ele foi extraditado em 2017 para os EUA, onde irá cumprir pena.
O réu foi a júri popular, que o declarou culpado de traficar ou tentar traficar mais de 1.250 toneladas de drogas para os Estados Unidos.
O Governo norte-americano solicitou também a recuperação de 12,666 bilhões de dólares, que corresponde ao lucro que El Chapo obteve com o narcotráfico, segundo um cálculo feito a partir das provas apresentadas pela acusação e depoimentos de 14 testemunhas, incluindo ex-sócios dele.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.