Sábado, 18 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Jornal da Metropole

/

Afinal, quem é freguês no BaVi? Estatísticas detalham vitórias, empates e finais entre os rivais baianos

Jornal Metropole

Afinal, quem é freguês no BaVi? Estatísticas detalham vitórias, empates e finais entre os rivais baianos

Quando o assunto é clássico, a matemática se rende à mística: quem é freguês de quem depende sempre do ponto de vista

Afinal, quem é freguês no BaVi? Estatísticas detalham vitórias, empates e finais entre os rivais baianos

Foto: ECV/Victor Ferreira

Por: Vitor Bahia no dia 16 de outubro de 2025 às 07:32

Atualizado: no dia 16 de outubro de 2025 às 10:46

Matéria publicada originalmente no Jornal Metropole em 16 de outubro de 2025

As semanas de BAVI nunca são normais. As segundas-feiras já começam com apostas dos rivais; nas terças as brincadeiras e chacotas chegam a seu ápice; e às quartas iniciam as discussões dos episódios marcantes do confronto. Nada disso para até o dia da partida e os torcedores vão se tornando cada vez mais especialistas no clássico. Mas afinal, sem paixão, na frieza dos números e nas páginas da história, quem ganhou mais? Quem é freguês de quem? 

Como diriam os deuses, o ponto de vista depende da vista do ponto.

Para a torcida do Esquadrão, o Leão é um grande freguês, afinal, em 503 partidas disputadas, foram 196 triunfos do Bahia e 153 do Vitória. O rival, segundo eles, só concorre mesmo na disputa com quantidade de empates, que é de 154.

Só que BAVI é diferente, a rivalidade é mais complexa do que os números fazem parecer, isso porque, em partidas oficiais, a vantagem é Rubro-Negra, com 56 vitórias do Colossal, 46 do Bahia e 49 empates em 151 jogos.

Briga por títulos

Ainda que com tantas cores, as discussões dos tricolores e rubro-negros nunca foram preto no branco. O Bahia supera o Vitória em títulos, sejam nacionais, estaduais e regionais. E mesmo assim, ainda não ultrapassou o Leão em clássicos vencidos na disputa por títulos. Após a conquista do Campeonato Baiano 2025, o Bahia voltou a empatar a quantidade de finais decididas por clássicos, ao todo, são 15 para cada lado.

Mais fácil Japão ganhar do Brasil

Os tricolores estão há mais de um ano sem perder para os rubro-negros e podem igualar a sua segunda maior sequência invicta deste século, ao alcançar oito jogos sem perder para o rival. Mas, como nada nesta rivalidade pode ser simples, o Bahia enfrentará um grande problema nesta disputa: o Barradão. A última vez que o Esquadrão derrotou o Vitória em casa, nem a pandemia tinha começado. Desde 2020, foi mais fácil o Japão ganhar da Seleção Brasileira, que era invicta, do que o Tricolor vencer na Canabrava.

BAVI

Quando: Quinta-feira (16), às 21h30
Onde: No Barradão
Pela 28ª rodada do Brasileirão 2025

Reclama, mas vai

A torcida do Vitória ficou na bronca no pré-clássico. E com razão, viu? Nos últimos jogos, ingresso a R$ 20. Agora, a diretoria acordou inspirada e meteu um aumento de R$ 100. Pra disfarçar a facada, abriram treino para torcida. Teve gente que reclamou, xingou… e confirmou presença mesmo assim. No fim das contas, 25 mil rubro-negros já estavam confirmados no Barradão até terça-feira. Por que sempre é assim, reclama, reclama, mas vai, e ainda canta no final.

Mãe IA de Oxossi 

Nem só de torcedor metido a comentarista vive um clássico. Agora até as inteligências artificiais estão dando pitaco no placar do BAVI. O ChatGPT foi o primeiro a arriscar: 2x1 para o Bahia. Disse que, apesar do Vitória ser forte no Barradão, o Tricolor vem levando vantagem nos últimos confrontos. A Meta AI, do WhatsApp, não quis ficar de fora e copiou a ideia. Mesmo placar. Mesma justificativa. Agora a pergunta que não quer calar: será que as IAs vão provar que são visionárias… ou vão levar um drible?