Justiça
Anatel diz que recebeu ordem de Moraes para suspender X e está "adotando providências"
Presidente da Anatel informou que as maiores empresas já foram notificadas, e irão cumprir a determinação no prazo de 24 horas
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/Antonio Augusto/SCO/STF
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou ter recebido, nesta sexta-feira (30), a intimação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender a plataforma X no Brasil em até 24 horas.
O órgão responsável por regular o acesso à internet no país informou que já começou a avisar as operadoras, e que as principais já foram notificadas. No entanto, existem cerca de 20 mil empresas do tipo no país, o que pode atrasar o trâmite.
Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, as maiores empresas vão conseguir cumprir a determinação no prazo estabelecido na decisão judicial. "As maiores, mais estruturadas vão fazer isso de forma mais rápida, mais assertiva", declarou.
No entanto, operadoras menores precisarão de mais tempo para cumprir a determinação judicial, o que deve ocorrer em etapas. "A gente espera que, ao longo do final de semana, todas as empresas consigam implementar o bloqueio", afirmou. Baigorri afirmou que esta é a primeira vez que a Anatel vai cumprir uma determinação de bloqueio "desta magnitude", mas que, do ponto de vista operacional, de notificação às empresas, é algo que a agência já está habituada a fazer.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.