
Justiça
Moraes pede vista em julgamento sobre viagem de pets na cabine de aviões
Ministros analisam lei do Rio de Janeiro que exige transporte gratuito de animais de suporte emocional ou serviço na cabine das aeronaves

Foto: Rosinei Coutinho/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista — mais tempo para análise — no julgamento para referendar uma decisão que suspendeu uma lei estadual do Rio de Janeiro que obrigava companhias aéreas a transportar gratuitamente, na cabine, animais de suporte emocional ou de serviço em voos com origem ou destino no estado.
O julgamento ocorre em plenário virtual, onde os ministros avaliam se mantêm ou não a decisão liminar do ministro André Mendonça, que suspendeu a norma em novembro do ano passado. Com o pedido de vista, o processo fica suspenso por até 90 dias, prazo para que Moraes devolva o caso ao plenário.
O caso chegou ao STF por meio de uma ação da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que alegou inconstitucionalidade da norma fluminense. A entidade argumenta que apenas a União tem competência para legislar sobre direito aeronáutico e transporte aéreo. Mendonça concordou com a CNT e, em sua decisão, destacou que a regulação sobre o tema já é feita por meio de resoluções e portarias da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a quem cabe disciplinar esse tipo de serviço.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.