
Justiça
STF inicia depoimentos de testemunhas no caso do suposto plano golpista liderado por Bolsonaro
Depoimentos vão até 2 de junho e incluem políticos, militares e ex-ministros do governo anterior

Foto: Rosinei Coutinho/STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (19), às 15h, a fase de depoimentos de testemunhas de acusação e defesa no processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus, apontados como integrantes do “núcleo 1” do suposto plano golpista. A etapa se estenderá até 2 de junho e prevê a oitiva de 82 testemunhas indicadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelas defesas.
Os depoimentos ocorrem por videoconferência e de forma simultânea, para evitar combinação de versões. Eles serão conduzidos por um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. A imprensa e os advogados não poderão gravar as audiências.
Entre os depoentes estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o senador Hamilton Mourão; o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes; o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, que, segundo as investigações, teria ameaçado prender Bolsonaro após proposta de golpe; além de diversos militares, parlamentares e ex-ministros.
Se condenados, os réus do “núcleo 1”, que incluem Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto, Alexandre Ramagem, Mauro Cid e outros quatro, podem pegar mais de 30 anos de prisão. Eles respondem por organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
A data para o interrogatório dos réus ainda será definida. A expectativa é que o julgamento aconteça ainda em 2025.
Entre os principais depoimentos estão:
-
19/5: Ibaneis Rocha (governador do DF), general Freire Gomes, empresários e ex-integrantes do Ministério da Justiça.
-
21/5: Tenente-brigadeiro Baptista Júnior, da FAB.
-
23/5: Senador Hamilton Mourão, almirante Marcos Olsen.
-
26/5: Marcelo Queiroga.
-
29/5: Paulo Guedes e Adolfo Sachsida.
-
30/5: Senadores, deputados, Valdemar Costa Neto e Tarcísio de Freitas.
-
2/6: Senador Rogério Marinho.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.