Domingo, 29 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Bolsonaro é interrogado por Moraes em ação sobre tentativa de golpe no STF

Justiça

Bolsonaro é interrogado por Moraes em ação sobre tentativa de golpe no STF

Ex-presidente responde a questionamentos de relator, do PGR e de advogados dos réus

Bolsonaro é interrogado por Moraes em ação sobre tentativa de golpe no STF

Foto: Gustavo Moreno/STF

Por: Metro1 no dia 10 de junho de 2025 às 14:46

Atualizado: no dia 10 de junho de 2025 às 14:50

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, iniciou nesta terça-feira (10) o interrogatório do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na ação, é avaliado se ele e outros sete réus, o chamado "núcleo crucial", planejaram um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Lula no fim de 2022. 

As acusações são de crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A Procuradoria-Geral da República diz que o ex-presidente teria liderado uma conspiração golpista, que começou em 2021 com repetidos questionamentos à confiabilidade das urnas eletrônicas.

Esta é a primeira vez que Bolsonaro e Moraes ficam frente a frente em uma audiência na Primeira Turma da Corte para responder a questionamentos sobre a trama golpista. O ex-presidente e o ministro do Supremo já estiveram na mesma sala durante o julgamento da denúncia, em março deste ano, mas não interagiram.

A defesa do ex-presidente pediu a autorização do telão da corte para uso e "quaisquer outros recursos midiáticos e audiovisuais que se façam necessários". Segundo o relator, o momento não é o ideal para apresentação de novas provas e sim apresentar a sua versão dos fatos, contraditar os argumentos da acusação, apontar provas a serem trazidas aos autos e responder, entretanto, não inclui a apresentação de novos materiais.