
Justiça
Ministro da Defesa pede ao STF para não depor em processo sobre tentativa de golpe
José Múcio alega que não tem conhecimento dos fatos investigados e não pode contribuir como testemunha

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) dispensa do depoimento como testemunha no processo que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
O pedido foi enviado nesta segunda-feira (14) à Corte pela Advocacia-Geral da União (AGU), que representa o ministro. No documento, Múcio afirma que não tem conhecimento sobre os fatos em investigação e, por isso, não teria como contribuir com o caso.
“O requerente informa que desconhece os fatos objeto de apreciação na presente ação penal, motivo pelo qual requer o indeferimento da sua oitiva na qualidade de testemunha”, diz o texto.
A oitiva está marcada para a próxima terça-feira (22), às 9h. Múcio foi convocado como testemunha de defesa por Rafael Martins de Oliveira, conhecido como “Kid Preto”, militar das Forças Especiais acusado de integrar o núcleo operacional da suposta trama golpista.
Preso desde 19 de novembro de 2023, Oliveira é acusado de participar do planejamento de ataques contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.