
Justiça
Carla Zambelli segue presa na Itália após passar mal em audiência
Sessão que definiria se ela pode ou não aguardar em liberdade foi adiada para 27 de agosto

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) passou mal no Tribunal de Apelação de Roma, na Itália, nesta quarta-feira (13). A audiência, que definiria se ela poderia ou não aguardar em liberdade por uma decisão sobre uma extradição ao Brasil, foi adiada para o próximo dia 27 de agosto.
Zambelli chegou a ser examinada por uma médica ainda no tribunal, mas o juiz responsável pela sessão ordenou depois uma perícia médica e remarcou a sessão. Com isso, a prisão da deputada será mantida.
A defesa alega questões de saúde, como a síndrome da taquicardia postural ortostática, que a levou à internação em 2024, para solicitar a liberdade de Zambelli, que não tem acesso aos medicamentos na prisão.
Condenação
Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dias após a condenação, ela deixou o país e informou que estava na Itália.
O ministro Alexandre de Moraes expediu um mandado de prisão para a deputada, e ela foi presa no fim de julho. Agora, a Justiça italiana analisa um pedido de extradição de Zambelli para o Brasil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.