Terça-feira, 02 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Mendonça vira relator de pedido para suspender ação sobre tentativa de golpe de Estado

Justiça

Mendonça vira relator de pedido para suspender ação sobre tentativa de golpe de Estado

Defesa do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima pede anulação da delação de Mauro Cid e revogação da prisão preventiva

Mendonça vira relator de pedido para suspender ação sobre tentativa de golpe de Estado

Foto: Divulgação/STF

Por: Metro1 no dia 01 de setembro de 2025 às 18:41

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator de um habeas corpus que busca suspender a ação da tentativa de golpe de Estado, cujo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus começa nesta terça-feira (2). O pedido foi apresentado pela defesa do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, integrante das Forças Especiais do Exército, os chamados Kids Pretos, preso desde novembro de 2024.

A defesa alega que a colaboração premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid deve ser anulada por “contradições e mentiras flagrantes”, além de ter sido conduzida com irregularidades. Também sustenta que não há contemporaneidade dos fatos, ocorridos em 2022, e que o militar cumpria medidas cautelares sem descumprimentos. Para os advogados, a prisão é “desproporcional” e baseada em “alegações genéricas”.

Outro argumento é o excesso de prazo: um agravo contra a negativa de liberdade provisória estaria pendente de análise há mais de seis meses na Primeira Turma do STF, o que configuraria constrangimento ilegal.

Além do habeas corpus de Ferreira Lima, Mendonça também relata pedido da defesa de Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, que questiona a atuação do ministro Alexandre de Moraes e alega cerceamento da defesa. Nos dois casos, Mendonça ainda não se manifestou.