Justiça
Gleisi Hoffmann mobiliza ministros para barrar anistia e avançar com agenda do governo no Congresso

Primeira Turma retoma julgamento nesta terça-feira (9)
Foto: Rosinei Coutinho/STF
Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) devem aguardar o voto do relator, Alexandre de Moraes, para definir suas posições no julgamento da ação penal relacionada ao plano golpista. Ele será o primeiro a votar nesta terça-feira (9), quando o julgamento será retomado. A prática de esperar o relator é comum no Supremo, ainda que os ministros já cheguem com esboços de seus votos. As informações são de Isabel Mega, da CNN.
A manifestação de Moraes deve durar cerca de três horas e pode influenciar os demais votos, seja por gerar consenso ou divergência. No recebimento da denúncia, em março, ele falou por quase duas horas. Na semana passada, a leitura do relatório do processo levou uma hora e 40 minutos.
Cristiano Zanin, presidente da turma, deve explicar o rito antes de passar a palavra a Moraes. O relator vai abordar, além do mérito, as questões preliminares apresentadas pelas defesas dos oito acusados. A análise será feita de forma conjunta.
Após Moraes, votam Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Zanin. Os demais ministros devem apresentar votos mais breves, com possibilidade de leitura parcial ou apenas oral. Ao final, será discutida a dosimetria das penas. Durante a sessão, advogados podem levantar questões de ordem.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.