
Justiça
PGR tem até esta segunda para apresentar alegações finais contra núcleo 3 da trama golpista
STF entra na reta final antes do julgamento de grupo ligado a plano armado

Foto: Rosinei Coutinho/STF
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve entregar até esta segunda-feira (15) suas alegações finais no processo contra o núcleo 3, acusado de integrar a organização envolvida na tentativa de golpe em 2022. Essa fase antecede o julgamento, e os réus terão 15 dias para apresentar suas defesas.
A acusação aponta que o grupo elaborou ações violentas contra autoridades, incluindo o plano "Punhal Verde e Amarelo", que visava assassinar o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin. Entre os denunciados estão oficiais da ativa e da reserva do Exército e um agente da Polícia Federal, todos ligados às chamadas “forças especiais”, os “kids pretos”.
Com o fim do prazo, os ministros da Primeira Turma do Supremo tribunal Federal (STF) irão julgar os acusados, podendo absolvê-los ou condená-los. Cada ministro analisa os memoriais com base nas provas do processo. A deliberação é individual, e há possibilidade de recurso.
Em agosto, Alexandre de Moraes autorizou essa etapa. Em setembro, o STF condenou o núcleo principal da trama, incluindo Jair Bolsonaro, a 27 anos e três meses de prisão. A Corte ainda definirá a data para julgar o núcleo 3.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.