Quinta-feira, 02 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Bolsonaro acumula mais uma condenação em decisão da Justiça

Justiça

Bolsonaro acumula mais uma condenação em decisão da Justiça

Processo teve origem em fala sobre assassinato de Marielle Franco

Bolsonaro acumula mais uma condenação em decisão da Justiça

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 02 de outubro de 2025 às 08:52

A Justiça de Brasília decidiu novamente contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinando que ele pague os honorários do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). A condenação foi definida na quarta-feira (2), após Bolsonaro perder um processo por "danos morais" que ele mesmo moveu contra o parlamentar.

A ação foi motivada por declarações de Boulos, que sugeriu a possível ligação de Bolsonaro com o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), ocorrido em 2018. No mesmo atentado, o motorista Anderson Gomes também foi morto. As investigações apontam os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão como mandantes, presos por motivação política.

A Justiça entendeu que as falas do deputado estavam protegidas pela imunidade parlamentar e rejeitou o pedido do ex-presidente em duas instâncias. A defesa de Bolsonaro contestou essa interpretação, mas não conseguiu reverter a decisão.

Com a nova condenação, Bolsonaro deverá pagar as despesas do processo, incluindo 10% do valor da causa em honorários. Caso não cumpra a decisão em 15 dias úteis, poderá sofrer multa adicional e bloqueio judicial de bens.