
Justiça
Justiça Federal define calendário de audiências sobre rompimento da barragem de Brumadinho
Sessões ocorrerão entre fevereiro de 2026 e maio de 2027

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
O calendário de audiências de instrução sobre o caso do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, que aconteceu em janeiro de 2019, foi definido pela Justiça Federal, em Belo Horizonte.
A tragédia destruiu parte da cidade mineira e 272 pessoas morreram soterradas. A avalanche de rejeitos alcançou o rio Paraopebas e chegou a outros municípios.
As audiências ocorrerão entre fevereiro de 2026 e maio de 2027, após rejeições das tentativas das defesas dos 15 réus de anular o processo. Testemunhas e acusados serão ouvidos nesta nova fase do processo. As ações voltadas aos homicídios qualificados e duas outras dedicadas aos crimes ambientais atribuídos à Vale, operadora da barragem, e à consultora TÜV SÜD, serão mantidas.
Os interrogatórios estão previstos para acontecer entre março e maio de 2027, com parte deles sendo realizada por carta rogatória para os acusados que vivem fora do país. As audiências serão no Tribunal Regional Federal da 6ª Região, em Belo Horizonte.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

