Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

STF tem ministros indicados por cinco presidentes

Justiça

STF tem ministros indicados por cinco presidentes

Com a saída do ministro Luís Roberto Barroso, Lula escolheu mais um nome para a Corte - Jorge Messias, atual ministro da Advocacia-Geral da União

STF tem ministros indicados por cinco presidentes

Foto: Divulgação/STF

Por: Metro1 no dia 20 de novembro de 2025 às 18:10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou Jorge Messias para ocupar a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa é a terceira indicação feita por Lula para a Corte durante seu terceiro mandato como presidente da República. Com essa nova escolha, o presidente passará a ter cinco ministros indicados por ele em atividade no STF.

Atualmente, presidentes eleitos pelo PT somam seis indicações ao STF: duas feitas pela ex-presidente Dilma Rousseff e quatro por Lula. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, indicou dois ministros. Já os ex-presidentes Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso fizeram uma indicação cada.

A Constituição estabelece que o STF tem 11 ministros, escolhidos pelo presidente da República e aprovados pelo Senado. O indicado deve ter entre 35 e 70 anos, além de “notável saber jurídico e reputação ilibada”. Até 2022, a idade máxima era de 65 anos. A aposentadoria no STF é obrigatória aos 75 anos. A regra foi criada em 2015 pela chamada “PEC da Bengala”.