
Justiça
Justiça projeta quando Bolsonaro deve ir ao regime semiaberto; saiba mais
Relatório detalha semiaberto, condicional e término da pena

Foto: Ton Molina/STF
A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal informou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (2), que Jair Bolsonaro só poderá migrar do regime fechado para o semiaberto em 2033. Ele cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal (PF) desde 25 de novembro, após prisão preventiva três dias antes.
O “Atestado de Pena” projeta que o regime semiaberto está datado para 23 de abril de 2033, a liberdade condicional para 13 de março de 2037 e o fim da pena para 4 de novembro de 2052. Os prazos podem mudar conforme sua conduta.
"As informações constantes neste atestado são extraídas do Sistema Informatizado elaborado a partir de guias de recolhimento e certidões de antecedentes criminais. Estas podem sofrer alterações e não garantem a automática concessão de benefícios, sendo indispensável a análise processual executória de cada caso concreto", diz o documento.
Mesmo com as estimativas formais, integrantes do tribunal e aliados consideram possível que Bolsonaro obtenha prisão domiciliar nos próximos meses. Ele foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses por liderar a tentativa de golpe após as eleições de 2022.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

