
Justiça
Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Primeira Turma abre ação penal contra três envolvidos no atentado de 2022 em Bra

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (17), transformar em réus três homens acusados de participar da tentativa de explosão de um caminhão-tanque nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília. A ação ocorreu na véspera de Natal, em 24 de dezembro de 2022.
Por quatro votos a zero, os ministros autorizaram a abertura de ação penal contra George Washington de Oliveira Sousa, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza. Eles responderão pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e atentado contra a segurança do transporte aéreo.
Os acusados já estão presos e foram condenados anteriormente pela Justiça do Distrito Federal, em processos relacionados aos mesmos fatos. As sentenças envolveram crimes como explosão, incêndio e posse ilegal de arma de fogo.
Em maio de 2023, o empresário George Washington de Oliveira Sousa foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão. Alan Diego dos Santos Rodrigues, por sua vez, recebeu pena de cinco anos e quatro meses. Esses julgamentos ocorreram em instâncias distintas das ações agora analisadas pelo STF.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

