Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Justiça

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Primeira Turma abre ação penal contra três envolvidos no atentado de 2022 em Bra

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 18 de dezembro de 2025 às 08:20

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (17), transformar em réus três homens acusados de participar da tentativa de explosão de um caminhão-tanque nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília. A ação ocorreu na véspera de Natal, em 24 de dezembro de 2022.

Por quatro votos a zero, os ministros autorizaram a abertura de ação penal contra George Washington de Oliveira Sousa, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza. Eles responderão pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e atentado contra a segurança do transporte aéreo.

Os acusados já estão presos e foram condenados anteriormente pela Justiça do Distrito Federal, em processos relacionados aos mesmos fatos. As sentenças envolveram crimes como explosão, incêndio e posse ilegal de arma de fogo.

Em maio de 2023, o empresário George Washington de Oliveira Sousa foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão. Alan Diego dos Santos Rodrigues, por sua vez, recebeu pena de cinco anos e quatro meses. Esses julgamentos ocorreram em instâncias distintas das ações agora analisadas pelo STF.