Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

STF retoma julgamento do indulto de Natal

Justiça

STF retoma julgamento do indulto de Natal

Caso seja aprovada, medida pode beneficiar 21 dos 39 condenados na Operação Lava Jato

STF retoma julgamento do indulto de Natal

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 28 de novembro de 2018 às 08:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (28) o julgamento sobre a constitucionalidade do decreto de indulto natalino assinado pelo presidente Michel Temer no ano passado. A decisão pode vir a beneficiar 21 dos 39 condenados na Operação Lava Jato, como o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (MDB-RJ) e o ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP).

O decreto, editado todos os anos, é o perdão concedido pelo presidente e está previsto na Constituição. A medida é alvo de críticas por perdoar quem cumpriu um quinto da pena por condenações de crimes sem violência ou grave ameaça, como corrupção e lavagem de dinheiro.

O julgamento começou na última quarta (21) e foi suspenso após as sustentações da Procuradoria-Geral da República (PGR), da Defensoria Pública da União (DPU) e de entidades em prol do direito de defesa.

Ontem (27), o procurador Deltan Dallagnol, que atua na Lava Jato, fez um apelo para que o indulto seja rejeitado. Na opinião dele, o benefício significaria "a ruína" da operação.