Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

STF decide quem deve passar por detector de metais nos fóruns

Justiça

STF decide quem deve passar por detector de metais nos fóruns

Ordem dos Advogados do Brasil defende um tratamento isonômico para todos

STF decide quem deve passar por detector de metais nos fóruns

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Danielle Campos no dia 06 de outubro de 2019 às 19:00

O plenário do Supremo Tribunal Federal irá decidir se todas as pessoas que frequentam os tribunais brasileiros devem passar pelo sistema de detectores de metais instalados nas portas dos fóruns. A questão vai ser julgada em uma ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que juízes, promotores, defensores públicos e advogados particulares passem pelo sistema obrigatoriamente. A OAB defende um tratamento isonômico para todos.

A ação da OAB coincide com dois episódios ocorridos nos últimos dias. O relato do do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que diz ter ido armado ao STF no intuito de matar o ministro Gilmar Mendes e o ataque a uma juíza, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, que foi ferida no pescoço, com uma faca, por um Procurador da Fazenda Nacional.

A ordem argumenta que a Lei 12.694/2012 autorizou os tribunais a tomarem medidas de segurança, entre elas, a instalação de detectores de metais para uso de todos que queiram ter acesso aos prédios dos tribunais. Diversos tribunais possuem normas de uso do detector, geralmente excluindo magistrados e membros do MP. A OAB defende que todos passem pelos aparelhos ou ninguém se submeta ao procedimento.