Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Internacional

G20 se compromete a garantir acesso global a vacina contra covid-19

Eles reafirmaram o compromisso de usar "todas as ferramentas políticas disponíveis, pelo tempo que for necessário" para proteger a vida, o emprego e a renda das pessoas

G20 se compromete a garantir acesso global a vacina contra covid-19

Foto: Ingrid Anne/Semcom

Por: Kamille Martinho no dia 23 de novembro de 2020 às 08:40

Os líderes das 20 maiores economias do planeta prometeram nesse domingo (22) não poupar esforços para fornecer medicamentos, testes e vacinas contra a covid-19 de maneira acessível e justa para "todas as pessoas", refletindo as preocupações de que a pandemia possa aprofundar as divisões globais entre ricos e pobres. As informações são da Agência Brasil.

"A pandemia de covid-19 e seu impacto sem precedentes em termos de vidas perdidas, meios de subsistência e economias afetadas foram um choque sem paralelo que revelou vulnerabilidades em nossa preparação e resposta, ressaltando nossos desafios comuns", disse o comunicado final do encontro.

As nações do G20 trabalharão para "proteger vidas, fornecer apoio com foco especial nos mais vulneráveis e colocar nossas economias de volta no caminho para restaurar o crescimento, proteger e criar empregos para todos".

Sobre vacinas, testes e tratamentos, os líderes disseram: "Não pouparemos esforços para garantir o acesso equitativo e acessível a todas as pessoas". Eles  reafirmaram ainda o compromisso de usar "todas as ferramentas políticas disponíveis, pelo tempo que for necessário" para proteger a vida, o emprego e a renda das pessoas.