Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Internacional

Brasil deve agir rapidamente para evitar segunda onda, diz OMS

Organização avalia que diferentes níveis do governo precisam estabelecer uma melhor coordenação para dar resposta eficiente

Brasil deve agir rapidamente para evitar segunda onda, diz OMS

Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

Por: Geovana Oliveira no dia 27 de novembro de 2020 às 20:00


Os diretores da Organização Mundial de Saúde (OMS) sinalizaram que o Brasil e demais países da América Latina precisam agir rapidamente, uma vez que estão registrando aumento no número de casos de Covid-19.

"Na primeira onda, todos tinham uma desculpa. Todos estávamos aprendendo. Mas, na segunda vez, (autoridades) precisam ter aprendido", insistiu. "Ou seja, precisamos de uma ação mais rápida, mais consistente e mais coordenada", defendeu Mike Ryan, chefe de operações da agência.

Ryan avaliou ainda que um dos pontos centrais no combate a uma segunda onda é que diferentes níveis de governo estabeleçam uma melhor coordenação para dar uma resposta eficiente. No Brasil, a forma de lidar com a pandemia de coronavírus causou disputas entre estados e governo federal.

"Se vemos a Europa com uma federação de estados e olharmos para um país grande com o Brasil, vemos essa habilidade de negociar e atingir consensos com entidades subnacionais e encontrar consenso sobre como ir adiante juntos para que a população tenha clareza sobre decisões, sobre a mensagem, sobre o mandato de implementação de medidas pelo governo", afirmou.