METROPOLE

Domingo, 16 de maio de 2021

Mundo

França não aceita acordo com Mercosul sem garantia antidesmatamento, diz ministro

A declaração foi feita na mesma semana em que o presidente da comissão de ambiente do Parlamento Europeu rejeitou o acordo

França não aceita acordo com Mercosul sem garantia antidesmatamento, diz ministro

Foto: Reprodução/World Press Forum

Por: Kamille Martinho no dia 29 de janeiro de 2021 às 08:30

O governo francês não vai aprovar o acordo de associação entre a União Europeia e o Mercosul se ele não incluir garantias de que não trará aumento do desmatamento. A informação foi dada hoje pelo ministro do Comércio francês, Franck Riester. A declaração foi feita na mesma semana em que o presidente da comissão de ambiente do Parlamento Europeu, o francês Pascal Canfin, rejeitou o acordo.

“É inconcebível que o aumento do comércio incremente também a importação de desmatamento. É preciso haver garantias na lei para combater o desmatamento importado. Esse é o problema que temos com o Mercosul, e estamos tentando achar uma solução que assegure que o aumento do comércio com o Mercosul não vai elevar a importação de desmatamento”, disse Riester em debate sobre como tornar o comércio mais sustentável, no Fórum Econômico Mundial.

O acordo entre os dois blocos está travado desde 2019, quando as negociações foram concluídas, 20 anos depois de iniciadas.

TV METRO

Entrevistas

Alice Portugal

Em 14 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
França não aceita acordo com Mercosul sem garantia antidesmatamento, diz ministro - Metro 1