Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Coreia do Norte não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio por receio do coronavírus

Internacional

Coreia do Norte não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio por receio do coronavírus

Desistência foi informada pelo Ministério do Esporte do país. Nova escalada de casos preocupa o Japão a menos de 4 meses da abertura

Coreia do Norte não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio por receio do coronavírus

Foto: KNCA

Por: Augusto Romeo no dia 06 de abril de 2021 às 11:00

A Coreia do Norte decidiu não participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, informaram autoridades locais nesta terça-feira (6). O ministro do Esporte norte-coreano, Kim Il-Guk, disse a um site que a decisão havia sido tomada já em março com o intuito de proteger os atletas do coronavírus. Os Jogos Olímpicos de Tóquio estavam previstos originalmente para ocorrer entre julho e agosto de 2020. Porém, por causa da pandemia de Covid-19, o evento foi adiado em um ano. A cerimônia de abertura está prevista para 23 de julho.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e os organizadores japoneses concordaram com o adiamento, no ano passado, quando delegações inteiras como Austrália e Canadá ameaçaram não participar dos Jogos caso as datas não fossem mudadas. A pandemia se estendeu por todo 2020 e entrou em 2021 sem sinais de um fim imediato. Até que as vacinas sejam distribuídas e aplicadas no planeta inteiro, demorará meses.

O Japão, país sede, está preocupado com as variantes do coronavírus e com a possibilidade de uma quarta onda da pandemia no país. A situação é pior em Osaka, onde as infecções atingiram recordes novos na semana passada, levando o governo regional a adotar medidas direcionadas de lockdown durante um mês a partir desta segunda-feira. A cidade, inclusive, cancelou eventos do revezamento da tocha olímpica, mas o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, insiste que o Japão organizará os Jogos de acordo com o que foi combinado.

Também por causa da pandemia, os Jogos Olímpicos de Tóquio não terão público estrangeiro — a ideia dos organizadores é que somente moradores do Japão compareçam às arenas de competição.