Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 14 de abril de 2024

Internacional

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é celebrado nesta quarta-feira

Episódio mais famoso é o levante do Gueto de Varsóvia, que começou em abril de 1943, quando os nazistas decretaram a liquidação do gueto judaico na capital polonesa

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é celebrado nesta quarta-feira

Foto: Reprodução

Por: Nardele Gomes no dia 07 de abril de 2021 às 11:18

Hoje é feriado nacional em Israel. Dia de Yom Hashoá. A data é dedicada à lembrança das vítimas do Holocausto, perpetrado pelos nazistas e seus colaboradores durante a Segunda Guerra Mundial. Chamada de Yom HaShoá VehaGvurá (Dia do Holocausto e do Heroísmo), a data também celebra o espírito de resistência de todos os judeus que pegaram em armas para combater as tropas nazistas, mesmo sabendo que não tinham chances de vencer ou sobreviver. O episódio mais famoso é o levante do Gueto de Varsóvia, que começou em abril de 1943, quando os nazistas decretaram a liquidação do gueto judaico na capital polonesa e iniciaram o envio de seus habitantes para os campos de extermínio, como o de Treblinka.

Por este motivo, a data inicial proposta para celebrar o feriado foi o dia 15 do mês hebraico de Nissan, dia no calendário judaico que marcou o início da revolta no gueto. Mas a proposta foi rejeitada devido ao fato de coincidir com o primeiro dia de Pessach, a Páscoa judaica. O feriado, aprovado como lei por David Ben Gurion, em 1959, foi estabelecido no 27º dia de Nissan, por se antecipar em oito dias aos festejos de Iom Haatzmahut (Dia da Independência de Israel), em uma analogia da tragédia e da redenção do povo judeu após o Holocausto.

No Iom Hashoá, as sirenes soam por dois minutos e os israelenses param tudo o que estão fazendo em homenagem às vítimas do nazismo. O ato central do feriado se realiza no Memorial Yad Vashem, em Jerusalém, que além de museu e monumentos, concentra um dos maiores arquivos do mundo de imagens e textos sobre o Holocausto.