Segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Mundo

Tempo vira e frio extremo mata 21 corredores em ultramaratona na China

Granizo, chuva e ventania surpreenderam os 172 participantes da prova no meio do trajeto

Tempo vira e frio extremo mata 21 corredores em ultramaratona na China

Foto: Reprodução AFP

Por: Metro1 no dia 23 de maio de 2021 às 16:30

Uma corrida com 172 participantes terminou com 21 deles mortos neste domingo (23) na província de Gansu, noroeste da China. A prova, composta por 100km, teve início no sábado (22) em uma das curvas do rio Amarelo, área conhecida por penhascos e colunas de rochas. A rota levaria os corredores por cânions, montes e por um planalto árido com uma elevação de 1.000 metros.

A corrida começou às 9h (horário local) com os corredores vestindo bermudas e camisetas sob céu nublado, segundo fotografias de redes sociais. Perto das 12h de sábado, um trecho montanhoso da corrida foi atingido por granizo, chuva congelante e vendavais que derrubaram a temperatura, de acordo com autoridades locais.

"A chuva ficava cada vez mais forte", disse Mao Shunzi, participante da prova que estava em cerca de 24km no momento, à Agência Reuters. Tremendo de frio, ela retornou antes do trecho mais elevado da prova, devido a experiências ruins com hipotermia. A temperatura na região registrou um patamar mínimo de 6 graus no sábado (22).

Um esforço de resgate com mais de 1.200 pessoas foi iniciado, contando com a assistência de imagens térmicas, drones, radares e equipamentos de demolição, segundo a imprensa estatal chinesa. Um deslizamento causado pelo mau tempo dificultou ainda mais o salvamento.

De acordo com serviços meteorológicos , estavam previstos queda brusca na temperatura e fortes ventos na região. Muitos dos corredores tiveram hipotermia e se perderam em meio aos ventos fortes e à chuva pesada. O governo da província de Gansu reuniu uma equipe para investigar a causa das mortes, segundo a imprensa local.

Tempo vira e frio extremo mata 21 corredores em ultramaratona na China - Metro 1