Segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Mundo

Trabalho infantil no mundo aumenta pela primeira vez em duas décadas

Em Salvador, Sempre vai realizar a campanha “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil” no sábado

Trabalho infantil no mundo aumenta pela primeira vez em duas décadas

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Por: Geovana Oliveira no dia 10 de junho de 2021 às 17:38

O número de crianças vítimas de trabalho infantil no mundo aumentou pela primeira vez em duas décadas. Um relatório da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) realizado em conjunto com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) aponta que 160 milhões menores em todo o mundo foram obrigados a trabalhar – um aumento de 8,4 milhões de meninas e meninos nos últimos quatro anos, de 2016 a 2020. 

A pesquisa foi divulgada às vésperas do Dia Mundial do Trabalho Infantil, em 12 de junho. Em Salvador, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) vai realizar a campanha “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil” no sábado (12). A ação acontece no piso L3 (Praça de Alimentação) do Salvador Shopping, das 10h às 16h.

“O trabalho infantil, principalmente entre 14 e 17 anos, ainda se apresenta de forma expressiva na sociedade brasileira. Por isso é tão importante realizar ações de conscientização sobre os malefícios dessa violação de direitos para o desenvolvimento físico, educacional e psicológico, principalmente nesse momento de enfrentamento à pandemia, quando algumas famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica estão recorrendo à força de trabalho de crianças e adolescentes para complementação de renda”, pontuou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Trabalho infantil no mundo aumenta pela primeira vez em duas décadas - Metro 1