Quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Mundo

Pela primeira vez na história, Alemanha elege deputadas trans, negra e com deficiência

O Parlamento alemão já havia elegido homens negros e um homem com deficiência física, mas foi a primeira vez das mulheres

Pela primeira vez na história, Alemanha elege deputadas trans, negra e com deficiência

Foto: Divulgação

Por: Geovana Oliveira no dia 28 de setembro de 2021 às 18:52

Na eleição do último domingo (26), os alemães elegeram as primeiras deputadas transexuais, negra e com deficiência na história do país. A informação é do jornal Folha de S.Paulo. 

As deputadas transexuais Tessa Ganserer, 44, e Nyke Slawik, 27, concorreram pelos Verdes, partido que ficou em terceiro lugar no pleito e garantiu 118 das 735 cadeiras para o próximo mandato. 

A Alemanha também elegeu a primeira mulher negra para o Bundestag — no pleito de 2013, os senegaleses Karamba Diaby e Charles Huber foram os pioneiros entre os homens. Awet Tesfaiesus, 47, é advogada especializada em direitos de migrantes e refugiados. 

E para completar as primeiras vezes, o Bundestag também terá no próximo mandato legislativo a primeira mulher com deficiência. Stephanie Aeffner, 45, é assistente social com formação médica e foi eleita pelos Verdes representando o rico estado de Baden-Württemberg.
 

Pela primeira vez na história, Alemanha elege deputadas trans, negra e com deficiência - Metro 1