Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Internacional

Estado de Nova York emite declaração de 'emergência de desastre' por causa da pandemia

Houve alta de casos e internações por Covid-19 e a medida permite que governo destine recursos para o tratamento de pacientes

Estado de Nova York emite declaração de 'emergência de desastre' por causa da pandemia

Foto: Terabass

Por: Metro1 no dia 27 de novembro de 2021 às 18:35

Após a elevação do número de casos e internações por Covid-19, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, emitiu uma declaração de “emergência de desastre”. A medida permite que o Departamento de Saúde local limite os procedimentos considerados não essenciais e não urgentes em unidades médicas, para que os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus recebam tratamento imediato.

“Continuamos a ver sinais de alerta sobre altas [de casos] de Covid no inverno, e embora a nova variante Ômicron ainda não tenha sido detectada no estado de Nova York, ela está chegando. Hoje, eu assinei uma ordem executiva para ajudar o Departamento de Saúde a aumentar a capacidade hospitalar antes de potenciais picos”, escreveu Hochul, no Twitter.

Segundo a governadora, a ação permitirá que o estado compre insumos essenciais para combater a pandemia de forma mais eficiente. Ela ainda fez um apelo para que a população se vacine o quanto antes. “Se vacine e receba a dose de reforço assim que você puder”, escreveu a governadora.

Conforme o jornal O Globo, a ação do governo ocorre no momento em que todas as regiões do estado registram uma forte elevação no número de casos. De acordo com números do Centro de Controle de Doenças (CDC), compilados pelo New York Times, a média móvel dos últimos catorze dias foi, na quinta-feira, de 6.666 casos diários, enquanto a média de internações é de 2.846. Também na quinta-feira, foram registradas 32 mortes, queda de 14% em relação aos números de 14 dias atrás.