Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Internacional

Surto global da ômicron leva 20 países a baterem recorde de Covid-19

Aumento acentuado de infecções em quatro continentes deixa sistemas de saúde sob pressão

Surto global da ômicron leva 20 países a baterem recorde de Covid-19

Foto: NIAID

Por: Metro1 no dia 31 de dezembro de 2021 às 11:40

Vinte países em quatro continentes relataram números recordes de casos de Covid-19 na última semana, salientando a pressão que a variante ômicron exerce sobre os sistemas de saúde de países ricos e pobres em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde alertou para um "tsunami" iminente de infecções, já que as variantes ômicron, altamente transmissível, e delta circulam juntas.

Pelo menos cinco países —incluindo Austrália, Dinamarca e Reino Unido— experimentaram um aumento de mais que o dobro do pico de casos registrado anteriormente, de acordo com análise do Financial Times.

A média móvel de casos em sete dias nos Estados Unidos se aproximou de 300 mil na quarta-feira (29), a maior contagem diária desde o início da pandemia, de acordo com o rastreador de dados do FT.

Os países também estão aplicando muito mais testes hoje do que nas etapas anteriores da pandemia, mas a porcentagem de testes que dão resultado positivo está aumentando de modo geral, indicando que o aumento de casos é real.

Em vários países —incluindo Inglaterra, Canadá e Dinamarca—a a positividade do teste já atingiu um nível recorde desde que começaram os testes comunitários generalizados.

Os testes de PCR e de fluxo lateral não estão atualmente disponíveis, ou são difíceis de obter, em vários países, incluindo Reino Unido e Itália.

A Austrália, que antes seguiu uma política de "Covid zero", viu um aumento nas infecções de cerca de cinco vezes e meia o pico registrado anteriormente, segundo a análise.