Domingo, 01 de agosto de 2021

Mundo

EUA acusa Coreia do Norte de reativar reator de plutônio e produzir arma nuclear

O chefe da inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, acusou a Coreia do Norte de reativar um reator de plutônio, além de ter material suficiente para produzir uma arma nuclear em questão de semanas. [Leia mais...]

EUA acusa Coreia do Norte de reativar reator de plutônio e produzir arma nuclear

Foto: Agência Brasil

Por: Matheus Morais no dia 10 de fevereiro de 2016 às 16:51

O chefe da inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, acusou a Coreia do Norte de reativar um reator de plutônio, além de ter material suficiente para produzir uma arma nuclear em questão de semanas. "Nós avaliamos que a Coreia do Norte tem dado sequência ao seu anúncio expandindo suas instalações de enriquecimento de Yongbyon e reiniciando o reator de produção de plutônio", afirmou Clapper em uma avaliação anual feita por agências de inteligência dos EUA sobre os principais perigos enfrentados pelo país. 

Em 2007, o centro nuclear de Yongbyon foi fechado, mas em setembro o governo norte-coreano afirmou que ele havia voltado a operar. Na segunda-feira (8) o país asiático lançou um foguete de longo alcance para colocar um satélite na órbita da terra. O ato foi criticado pelos membros do Conselho de Segurança da ONU, que alegam que esse foi um teste de míssil balístico.

EUA acusa Coreia do Norte de reativar reator de plutônio e produzir arma nuclear - Metro 1