Domingo, 03 de julho de 2022

Mundo

Apesar de Bolsonaro, eleições serão livres e justas, diz embaixadora dos EUA no Brasil

Elizabeth Bagley foi indicada ao cargo nesta quarta pelo presidente Joe Biden

Apesar de Bolsonaro, eleições serão livres e justas, diz embaixadora dos EUA no Brasil

Foto: Departamento de Estado dos EUA/Reprodução

Por: Metro1 no dia 18 de maio de 2022 às 15:59

A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, afirmou nesta quarta-feira (18) que prevê dificuldades nas eleições presidenciais de 2022 no país por causa das ameaças feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) à democracia. Ela disse acreditar, por outro lado, que as instituições brasileiras estão preparadas para resistir às pressões.

Elizabeth foi indicada ao cargo nesta quarta pelo presidente dos EUA Joe Biden.

"Bolsonaro tem dito muitas coisas, mas o Brasil tem sido uma democracia, tem instituições democráticas, Judiciário e Legislativo independentes, liberdade de expressão. Eles têm todas as instituições democráticas para realizar eleições livres e justas", respondeu Bagley durante a sabatina à qual foi submetida no Senado americano.

"Ao longo de 30 anos, monitorei muitas eleições. E eu sei que não será um momento fácil, muito em razão dos comentários [de Bolsonaro]", disse a indicada. "Apesar desses comentários, há uma base institucional. O que continuaremos a fazer é mostrar nossa confiança e nossa expectativa de que eles terão eleições livres e justas", completou.

Apesar de Bolsonaro, eleições serão livres e justas, diz embaixadora dos EUA no Brasil - Metro 1