Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Internacional

Guerra na Ucrânia completa três meses com mais de 6 milhões de refugiados

Noventa dias depois do início da invasão, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fez um pronunciamento, onde diz que a única alternativa é "lutar e vencer"

Guerra na Ucrânia completa três meses com mais de 6 milhões de refugiados

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 24 de maio de 2022 às 09:23

Com ucranianos resistindo às ofensivas, a invasão da Rússia à Ucrânia completa três meses nesta terça-feira (24). Em 24 de fevereiro deste ano, o presidente russo Vladimir Putin anunciou uma "operação militar" em território ucraniano. 

Noventa dias depois, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fez um pronunciamento, onde diz que a única alternativa é "lutar e vencer". Zelensky confessou que "as próximas semanas da guerra serão difíceis", com os russos concentrando forças na região leste do país. 

Volodymyr Zelensky também perguntou: "Que outro país resistiu a tantos ataques?", ao citar que o país foi alvo de "mais de 3 mil ataques aéreos de aeronaves e helicópteros russos". 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 6,5 milhões de ucranianos deixaram suas casas nesses três meses, na tentativa de fugir do conflito. 

Já o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou que a ofensiva russa não está tão forte por causa dos corredores humanitários e "regimes de silêncio" em algumas áreas no território ucraniano.