Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Internacional

Deputados dos EUA pedem investigação sobre suposta interferência de militares nas eleições no Brasil

Caso interferência seja constatada, Brasil pode perder assistência de segurança dos EUA

Deputados dos EUA pedem investigação sobre suposta interferência de militares nas eleições no Brasil

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 07 de julho de 2022 às 14:58

Uma emenda apresentada ao Orçamento anual de Defesa dos Estados Unidos pede que o governo americano investigue se as Forças Armadas do Brasil estão interferindo nas eleições. A informação é da Folha de S. Paulo.

"Em até 30 dias após a promulgação desta lei, o Secretário de Estado deve submeter um relatório ao Congresso sobre todas as ações tomadas pelas Forças Armadas do Brasil em relação às eleições presidenciais do país, marcadas para outubro de 2022", prevê a emenda 893, incluída na proposta de lei orçamentária para o ano fiscal de 2023, finalizada nesta semana.

O documento cita pontos a serem investigados: interferência na contagem de votos, manipulação para tentar reverter o resultado e participação em campanhas de desinformação para questionar o sistema eleitoral e os resultados por meio de protestos, redes sociais ou outros meios de comunicação.

Caso alguns desses pontos sejam constatados, o Brasil poderia ser enquadrado na Seção 7008, que prevê o fim da assistência de segurança dos EUA a países em que haja golpe de Estado ou ataques de militares à democracia, o que poderia colocar em risco a condição do Brasil de aliado extra-Otan, obtida em 2019.