
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Angela Merkel critica euro e sugere que valor está baixo para a Alemanha
Internacional
Angela Merkel critica euro e sugere que valor está baixo para a Alemanha
Em seu discurso, ela sugeriu que o euro está muito depreciado para a Alemanha, mas deixou claro que Berlim não tem poder para resolver o problema, pois a política monetária é determinada pelo Banco Central Europeu (BCE), que é independente. [Leia mais...]

Foto: Christof Stache/AFP
A chanceler federal alemã Angela Merkel comentou sobre a valorização do euro, durante a Conferência de Segurança de Munique, neste sábado (18). Em seu discurso, ela sugeriu que o euro está muito depreciado para a Alemanha, mas deixou claro que Berlim não tem poder para resolver o problema, pois a política monetária é determinada pelo Banco Central Europeu (BCE), que é independente.
"Temos no momento na zona do euro claro um problema com o valor do euro", disse Merkel numa menção incomum sobre política cambial. Ela afirmou, ainda, que as políticas do BCE não são pensadas para seu país. "O BCE tem uma política monetária não orientada para a Alemanha, em vez disso, é adaptada (para países) de Portugal a Eslovênia ou Eslováquia. Se ainda tivéssemos o marco (alemão) ele teria com certeza o valor diferente do que o euro tem no momento", alfinetou.
O euro caiu quase 25% ante o dólar nos últimos três anos, alcançando a mínima de US$ 1,034 em janeiro. Desde então, ele subiu para aproximadamente US$ 1,061.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.