Mundo

Marchas anti-Trump marcam feriado nacional nos EUA: 'Not my President Day'

O feriado nacional norte-americano do 'Dia do Presidente' é celebrado nesta segunda-feira (20) e o dia tem sido marcado por diversos protestos de ativistas contrários ao governo de Donald Trump. O megaprotesto foi intitulado “Not My President's Day” (Não é o Dia do Meu Presidente). [Leia mais...]

[Marchas anti-Trump marcam feriado nacional nos EUA: 'Not my President Day']
Foto : AFP / Getty Images / Bryan R. Smith

Por Laura Lorenzo no dia 20 de Fevereiro de 2017 ⋅ 14:05

O feriado nacional norte-americano do 'Dia do Presidente' é celebrado nesta segunda-feira (20) e o dia tem sido marcado por diversos protestos de ativistas contrários ao governo de Donald Trump. O megaprotesto foi intitulado “Not My President's Day” (Não é o Dia do Meu Presidente) e está sendo realizado em grandes cidades do país, como Nova York, Chicago, Los Angeles, Dallas e Atlanta.

Os organizadores do “Not My President's Day” no Facebook publicaram um manifesto em que explicam as razões do protesto e fazem uma retrospectiva dos 30 dias do governo Trump, listando cronologicamente os motivos pelos quais não concordam com a gestão do republicano. Os manifestantes escolheram o dia não só pelo simbolismo de ser o 'Dia do Presidente', mas também porque hoje o governo completa um mês.

Em Nova York, os manifestantes se concentram nas proximidades do Central Park. Ativistas ouvidos pelo jornal USA Today disseram que não aceitam Donald Trump como presidente “devido às suas políticas sobre aborto e imigração”, por exemplo. Em Atlanta, Geórgia, ativistas realizam a marcha “Impeach now” (impeachment agora). Já em Chicago, Illinois, os protestos começaram em frente à “Trump Tower”.

Notícias relacionadas