
Internacional
Dois tribunais dos EUA bloqueiam decreto anti-imigração de Trump
Dois juízes federais deferiram medidas cautelares para suspender a nova ordem do governo estadunidense que tenta vetar imigrantes de seis países majoritariamente muçulmanos: Iêmen, Síria, Irã, Sudão, Líbia e Somália. [Leia mais...]

Foto: Agência Brasil
Dois juízes federais deferiram medidas cautelares para suspender a nova ordem do governo estadunidense que tenta vetar imigrantes de seis países majoritariamente muçulmanos: Iêmen, Síria, Irã, Sudão, Líbia e Somália.
A ordem foi suspensa nesta quinta-feira (16) em Maryland pelo juiz distrital Theodore Chuang, e na última quarta (15) o juiz distrital Derrick Watson, do Havaí, também emitiu uma liminar de suspensão. A ordem entraria em vigor nesta quinta, e o presidente Donald Trump afirmou que vai recorrer à Suprema Corte.
Durante um evento em Nashivelle para seus apoiadores, o republicano afirmou que a decisão do juiz havaiano “extrapola” o campo judicial e faz os EUA “parecerem um país fraco”.
Os juízes afirmaram que a nova ordem fere o princípio da liberdade religiosa. De acordo com Watson, um “observador sensato” poderia concluir que o decreto presidencial foi emitido com “o propósito de desfavorecer uma religião em particular”.
Além das duas ações julgadas, uma outra foi impetrada no estado de Washington e deve ter uma decisão proferida em Seattle.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.