Mundo

Morre Martin McGuinness, ex-vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte

Morreu, aos 66 anos, o ex-vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e ex-comandante do Exército Republicano Irlandês (IRA), Martin McGuinness. [Leia mais...]

[Morre Martin McGuinness, ex-vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte]
Foto : Reprodução/ scmp.com

Por Matheus Morais no dia 21 de Março de 2017 ⋅ 11:16

Morreu, aos 66 anos, o ex-vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e ex-comandante do Exército Republicano Irlandês (IRA), Martin McGuinness. De acordo com um comunicado, divulgado nesta terça-feira (21), McGuinness teve uma amiloidose, uma doença degenerativa que afetou seu coração. 

"É com profundo pesar e tristeza que ficamos sabendo da morte do nosso amigo e camarada Martin McGuinness, que faleceu na madrugada em Derry (Irlanda do Norte). Deixará muitas saudades em todos os que os conheceram", diz a nota.

Segundo a Agência Télam, o dirigente renunciou no início de janeiro ao seu posto no governo autônomo de poder compartilhado entre protestantes e católicos, o que provocou a queda do Executivo e obrigou Londres a convocar eleições regionais no dia 2 de março. A doença o levou a deixar também a política, pouco depois de abandonar o cargo. 

Notícias relacionadas