Mundo

"Guerra nuclear pode começar a qualquer momento", diz embaixador da Coreia do Norte

"Uma guerra nuclear pode começar a qualquer momento". Foi o que afirmou o embaixador adjunto da Coreia do Norte nas Nações Unidas, Kim In Ryong frente à situação de tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.[Leia mais...]

[
Foto : Divulgação/ ONU

Por Paloma Morais no dia 17 de Outubro de 2017 ⋅ 14:25

"Uma guerra nuclear pode começar a qualquer momento". Foi o que afirmou o embaixador adjunto da Coreia do Norte nas Nações Unidas, Kim In Ryong frente à situação de tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos. A declaração foi feita por Kim, nesta terça-feira (17), ao comitê de desarmamento da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele alegou que a Coreia do Norte foi o único país do mundo sujeito a "uma ameaça nuclear tão extrema e direta" dos Estados Unidos desde a década de 1970. Ele relata que existe um plano americano para uma "operação secreta destinada a remover nossa liderança suprema" e que o país pode ter armas nucleares para sua própria defesa.

Kim também apontou que neste ano, a Coreia do Norte completou sua "força nuclear do Estado e, por isso, tornou-se potência nuclear plena que possui meios de ataque de diferentes alcances". Ainda segundo ele, no país há a bomba atômica, a bomba H e os foguetes balísticos intercontinentais. "Todo o continente americano está dentro do nosso alcance de disparo, e se os Estados Unidos se atreverem a invadir nosso território sagrado uma polegada sequer, não escaparão de punição severa em qualquer parte do globo", complementou.

O embaixador afirmou ainda na ONU, que o arsenal nuclear e de mísseis de seu país é "um ativo estratégico precioso que não pode ser revertido ou trocado por nada". "A menos que a política hostil e a ameaça nuclear dos Estados Unidos sejam completamente erradicadas, nunca colocaremos nossas armas nucleares e foguetes balísticos na mesa de negociação, sob nenhuma circunstância", disse Kim.

Notícias relacionadas

['Uma piada', diz Trump sobre relatório de impeachment]
Mundo

'Uma piada', diz Trump sobre relatório de impeachment

Por Kamille Martinho no dia 04 de Dezembro de 2019 ⋅ 22:00 em Mundo

A investigação para abrir um processo de impeachment contra Trump entrou hoje (4) em uma nova fase com a aprovação do relatório que servirá como base para uma eventual ac...