Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

EUA vai impor sobretaxas à importação de aço e alumínio

Internacional

EUA vai impor sobretaxas à importação de aço e alumínio

O presidente americano, Donald Trump, confirmou, nesta quinta-feira (1º), que serão adotadas taxas de 25% para importação de aço e de 10% para o alumínio, a partir da próxima semana. [Leia mais...]

EUA vai impor sobretaxas à importação de aço e alumínio

Foto: Kevin Lamarque/ Reuters

Por: Marina Hortélio no dia 02 de março de 2018 às 18:20

O presidente americano, Donald Trump, confirmou, nesta quinta-feira (1º), que serão adotadas taxas de 25% para importação de aço e de 10% para alumínio, a partir da próxima semana. O mandatário alega que a medida deve proteger os setores de siderurgia e alumínio do país.

"Quando um país (EUA) está perdendo bilhões de dólares no comércio com virtualmente todos os países com os quais faz negócios, guerras comerciais são boas, e fáceis de ganhar", escreveu Trump no Twitter.

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o governo brasileiro recebeu a informação com enorme preocupação. O MDIC também avaliou que a medida protecionista afetará exportações brasileiras de ambos setores.

O ministério informou que pode buscar medidas no âmbito do comércio internacional para derrubar a sobretaxa.

Marcos Jorge, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, se reuniu em Washington, na terça-feira (27), com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, para tratar do assunto. De acordo com a nota do MDIC, Ross afirmou que os países interessados podem recorrer da decisão de aplicação da sobretaxa.