Sábado, 18 de setembro de 2021

Mundo

Aparelhos de espionagem são identificados em Washington

O governo dos Estados Unidos reconheceu publicamente a existência de Stingrays - aparelhos de espionagem usado para rastrear celulares e interceptar telefones e mensagens. [Leia mais...]

Aparelhos de espionagem são identificados em Washington

Foto: Stephanie Chasez/The White House

Por: Marina Hortélio no dia 04 de abril de 2018 às 14:21

O governo dos Estados Unidos reconheceu publicamente a existência de Stingrays – aparelhos de espionagem usados para rastrear celulares e interceptar telefones e mensagens. Apesar de o uso dos dispositivos preocupar o governo, as agências de inteligência não haviam se manifestado sobre eles.

Segundo o Estadão, o Departamento de Segurança Interna informou, no fim de março, em carta endereçada ao senador Ron Wyden que os Stingrays eram usados em Washington em 2017. Apesar de admitir a existência dos aparatos, o órgão não identificou quem teria usado e como foram detectados.

Ainda segundo o jornal, uma fonte do Departamento de Segurança Interna disse que a atividade tem sido relatada na capital do país desde janeiro do ano passado. A Comissão Federal de Comunicações (FCC) já havia formado um comitê para estudar os dispositivos há quatro anos, mas nunca chegou a uma conclusão.

Aparelhos de espionagem são identificados em Washington - Metro 1