Mundo

Cúpula das Américas começa hoje no Peru; Trump não comparece

O presidente Donald Trump não compareceu à Cúpula das Américas, reunião de líderes que começa hoje, em Lima, já abalada por diversos problemas na região e pela complicada relação dos países latino-americanos com o atual governo dos EUA. [Leia mais...]

[Cúpula das Américas começa hoje no Peru; Trump não comparece]
Foto : Michael Vadon

Por Matheus Morais no dia 13 de Abril de 2018 ⋅ 09:50

O presidente Donald Trump não compareceu à Cúpula das Américas, reunião de líderes que começa hoje (13), em Lima, já abalada por diversos problemas na região e pela complicada relação dos países latino-americanos com o atual governo dos EUA.

Desde a criação do encontro regional pelo democrata Bill Clinton, em 1994, para promover o livre-comércio e os direitos humanos, esta será a primeira edição sem a participação de um presidente americano.

Os organizadores esperam cerca de 20 mandatários no encontro de dois dias, entre eles os de Brasil, Chile, Equador, Colômbia, Canadá, Panamá e Honduras. Segundo a Casa Branca, Trump ficará em Washington para "acompanhar a resposta americana à Síria" e "monitorar os acontecimentos em todo o mundo".

O vice-presidente, Mike Pence, irá ao evento, à frente de uma cúpula que inclui a também a filha do mandatário, Ivanka Trump. Segundo Washington, ela vai promover os direitos das mulheres.

Notícias relacionadas