Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Miguel Díaz-Canel é novo presidente de Cuba

Internacional

Miguel Díaz-Canel é novo presidente de Cuba

Apesar do novo Chefe de Estado ser o primeiro civil na presidência desde 1976, a posse de Díaz-Canel não significa uma mudança politica no regime, já que o atual mandatário construiu sua trajetória política dentro do Partido Comunista de Cuba (PCC), sob a tutela de Raúl Castro. [Leia mais...]

Miguel Díaz-Canel é novo presidente de Cuba

Foto: Raúl Castro e Miguel Díaz-Canel | Sven Creutzmann / Getty Images

Por: Marina Hortélio no dia 19 de abril de 2018 às 15:41

A Assembleia Nacional de Cuba anunciou hoje (19) que Miguel Díaz-Canel foi aprovado como novo presidente do país, com 99,83% dos votos dos deputados. O cargo era ocupado em substituição a Raúl Castro. O processo de escolha começou ontem, quando os parlamentares indicaram os nomes para formar o Conselho de Estado, dentre eles o presidente.

Apesar de o novo chefe de Estado ser o primeiro civil na presidência desde 1976, a posse de Díaz-Canel não significa uma mudança politica no regime, já que o atual mandatário construiu a trajetória política dentro do Partido Comunista de Cuba (PCC), sob a tutela de Raúl Castro. O ex-presidente, inclusive, já afirmou que confia no "sucesso absoluto" do sucessor pelas "virtudes" e "experiência e dedicação ao trabalho".

Mesmo depois de deixar o cargo, Raúl Castro vai continuar ativo na política. Ele se mantém, até 2021, no posto de secretário-geral do PCC, além de seguir como deputado nacional e líder das Forças Armadas.