
Internacional
Governo brasileiro elogia encontro das Coreias
O itamaraty ainda considerou que os compromissos contidos na Declaração de Panmunjom para a Paz, Prosperidade e Unificação da Península Coreana são fundamentais para a normalização das relações entre os dois países e para a construção da paz definitiva na região. [Leia mais...]

Foto: Anadolu Agency/Getty Images
O governo brasileiro elogiou o encontro entre o presidente da República da Coreia, Moon Jae-in, e o ditador da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores avalia que a reunião da cúpula das Coreias foi “histórica tanto pela simbologia como pelos resultados alcançados”.
O Itamaraty ainda considerou que os compromissos contidos na Declaração de Panmunjom para a Paz, Prosperidade e Unificação da península coreana são fundamentais para a normalização das relações entre os dois países e para a construção da paz definitiva na região.
De acordo com a nota da pasta, os principais pontos da declaração são a decisão de manter os canais de diálogo de alto nível abertos, estabelecer um escritório permanente de ligação, enfrentar o problema das famílias separadas desde a época da divisão entre Norte e Sul e cessar “completamente” os atos de hostilidade a partir do próximo dia 2 de maio. O texto também ressalta a decisão de buscar a paz definitiva, além da eliminação gradual de armas nucleares.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.